Cubo mágico pode ser resolvido em 26 movimentos ou menos

Dois cientistas norte-americanos utilizaram um supercomputador para determinar qual o número mínimo de movimentos necessários para resolver o famoso cubo mágico (ou cubo de Rubik) e baterem o anterior recorde de 27 movimentos, noticia a BBC.

Devido ao elevadíssimo número de configurações possíveis do cubo mágico (43 quintiliões ou 43,000,000,000,000,000,000) os cientistas Daniel Kunkle e Gene Cooperman utilizaram uma abordagem em dois passos.

Primeiro programaram o computador para encontrar 15,000 soluções parciais. Os resultados revelaram que qualquer configuração do cubo poderia ser resolvida por um máximo de 29 movimentos, mas que a maioria dos cubos requeria 26 ou menos. Os investigadores dedicaram-se às configurações que precisavam de 26 movimentos ou menos e em todos os casos o computador conseguiu resolvê-las.

O supercomputador utilizado no projecto possui sete terabytes em discos rígidos que servem de memória RAM e demorou 63 horas para encontrar este resultado. Os dois cientistas acreditam que com mais trabalho podem diminuir o número de movimentos ainda mais.

Este estudo aproxima os cientistas do "número de Deus" - o número mínimo de movimentos necessários para resolver o cubo mágico.
Ja agora deixo aqui um video para verem como pode ser facil para quem percebe do assunto